ser FELIZ

O fato de ser feliz ou não, não depende do outro e sim de minha atitude com relação a minha vida. Pois, sou o único pessoa que posso me motivar a ser FELIZ.

O outro pode até me ESTIMULAR a felicidade, mas a decisão é sempre minha....

Devo decidir e determinar ser feliz em cada situação, momento da nossa vida.

Imagine se nossa felicidade dependesse de outra pessoa, coisa ou circunstância poderia ficar com sérios problemas, quando não temos tal coisa...

Então decida SER FELIZ AGORA!

Se tiver sua casa vazia ou cheia: SOU FELIZ!
Se vai sair acompanhada ou sozinha: SOU FELIZ!
Se o seu emprego é bem remunerado ou não: SOU FELIZ!
Se é casada ou solteira: decida SOU FELIZ por mim mesma.

As demais coisas, pessoas, momentos ou situações eu chamo de "experiências que podem ou não me proporcionar momentos de alegria e tristeza".

Quando alguém que amamos morre, temos o direito de ficar triste demais, pois éramos uma pessoa feliz, com está pessoa, passamos a viver MOMENTOS de INEVITÁVEL TRISTEZA, chamamos do processo de luto, mas que tem um tempo para terminar, este tempo pode durar 1, 2, 3 ou mais anos, mas depois a vida tem que seguir seu curso...

Aprendo com as experiências passageiras e vivo as que são eternas como amar, perdoar, ajudar, compreender, aceitar, consolar.

Há pessoas que dizem, hoje não posso ser feliz
- porque estou DOENTE,
- porque não tenho DINHEIRO,
- porque faz muito CALOR,
- porque alguém me MAGOOU ou insultou,
- porque alguém deixou de me AMAR,
- porque eu não soube me dar valor,
- porque meu marido não é como eu esperava,
- porque meus filhos não me fazem felizes,
- porque meus amigos não me fazem felizes,
- porque meu emprego é medíocre e por aí vai.

Indepedente do que estamos vivendo, pois às vezes passamos por situações horríveis, ainda podemos escolher passar com ESPERANÇA.


Ame a vida, o que ela está "te dando", pois PERCEBO que os sofrimentos nos tornam pessoas melhores....
Quem nunca sofreu FRUSTRAÇÕES, acostuma-se só com o BEM-ESTAR, mas não porque é fácil mas só por hábito.


Como indivíduo decida SER FELIZe e se responsabilize por sua felicidade. Pois quando eu tiro essa obrigação do outro, seja ele meu marido, meus pais, meus amigos, meu emprego, ou de qualquer outra pessoa, deixo-os livres do peso de me carregar nos ombros.

A vida de todos fica muito mais leve. E é dessa forma poderá conseguir até um casamento BEM SUCEDIDO por longos anos.

Nunca deixe nas mãos de ninguém uma responsabilidade tão grande quanto a de assumir e promover sua felicidade!

SEJA FELIZ.....
-  mesmo que faça calor,
-  mesmo que esteja doente,
- mesmo que não tenha dinheiro,
- mesmo que alguém tenha lhe machucado,
-  mesmo que alguém não lhe ame ou não lhe dê o devido valor.

Peça apenas ao nosso senhor e salvador JESUS CRISTO, que lhe dê serenidade para aceitar as coisas que você não pode mudar e coragem para modificar aquelas que podem ser mudadas com sabedoria para conseguir reconhecer a diferença que existe entre elas.


E QUE CONSIGAMOS SER FELIZ APESAR DE TUDO........
________________________________________________________________________________________________________

Estamos presos em nossas TRISTEZAS ou até vivemos em DEPRESSÃO



DEPRESSÃO  -   ORAÇÃO   OU   REMÉDIO?   O  DILEMA  CRISTÃO  ---   NO TRATAMENTO DA DEPRESSÃO


 
 
 
 
O que é Tristeza?
 ----  É um tipo de emoção, possuímos as positivas e as negativas, a tristeza faz parte sdas emoções negativas.
Que todos vivenciam em algum momento de suas vidas, que natural decorrente de uma perda ou mesmo de uma decepção.  Ela também pode prover de um fracasso, um luto ou até mesmo de uma mudança de casa ou de trabalho. Ou seja, qualquer situação que desperte em nós o sentimento de não ser amado.
 

As variações da tristeza são:
--  nostalgia,
--  desencorajamento,
--  consternação
--  desespero.

São situações de infortúnio provocadas pela necessidade de submissão a uma situação que não pode ser mudada, aí nos sentimos impotentes diante da adversidade, o único recurso que nos resta é chorar, ficar com o coração apertado. O desejo de "não existir mais" é comum em um momento como este.

É preciso destacar, no entanto, que tristeza não é o mesmo que depressão, já que esta última marca o fracasso do luto, enquanto a tristeza é uma etapa que assinala o fim do luto. Observe que a tristeza permite, ao mesmo tempo, que a pessoa progrida em direção à aceitação da realidade, bem como reencontrar-se para que possa reconstruir sua própria identidade.

O que é DEPRESSÃO


A DEPRESSÃO é como estar num longo e escuro túnel sem fim à vista.
A pessoa sente-se descontrolada.
Não consegue enfrentar nada com êxito.
Esta a ponto de enlouquecer.
 
 
- Ocasionalmente contém lágrimas para poder explicar todos os problemas adicionais.
- problemas de culpa; problemas de fé; problemas de uma vida pouco repleta de oração. É claro que todos temos os maus momentos que vêm num dia e vão no outro.
SINTOMAS - Convém reconhecê-los porque quase todos nós temos uma  amigo ou parente que apresenta esses sintomas:
 
¨ Insônia ou comportamento irregular do sono, resultando que a pessoa afetada acorda cansada;
¨ Apatia, pouca concentração, não lembrando, sequer, o que leu;
¨ Perda de apetite a comida parece sem sabor;
¨ Cansaço crônico;
¨ Indecisão, tornando-se impraticável decidir até sobre pequenas coisas;
¨ O amor e a afeição diminuem, pois o deprimido considera os amigos mais chegados como antipáticos; há um desejo de se afastar dos outros;
¨ Diminuição ou perda total de interesse nas pessoas, coisas, idéias, igreja, coisas espirituais;
¨ Irritabilidade, agressividade, comportamento explosivo, dando como conseqüência que o deprimido não pode controlar a sua irritabilidade sobre coisas pequenas do dia a dia;
¨ Remorso pelo passado, por coisas que não deveria fazer, mas fez;
¨ Choro involuntário;
¨ Desespero; aliás, ensina um estudioso do assunto que são três os estágios da depressão: Ameno, quando se dá o desalento; Sério, ao vir o abatimento; Grave, quando cai o desespero. Dizem ser "difícil continuar vivendo", expressão muito ouvida, por sinal;
¨ Auto-depreciação, com expressões do tipo "Tudo o que eu faço sai errado";
¨ Baixa auto-estima, ou seja, a sensação de não ser amado ou que ninguém se interessa por nós.
Isso pode incluir: Sentir-se infeliz. Perder interesse pela vida. Falta de concentração. Decisões mal tomadas. Falta de desejo sexual. Padrões de sono interrompidos. Irritabilidade e agitação. Auto-estima muito baixa. Distúrbios no apetite (muito ou pouco). E no seu pior estado, sentimentos suicidas.
depressão é, atualmente, a 4ª causa 25% da população está deprimida, mais significativa de sofrimento e incapacidade a nível mundial, depois das doenças cardíacas, cancro (câncer) e acidentes de estrada. Todavia, este número aumenta assustadoramente, muitos dos quais tentam o suicídio.
Estudos recentes mostram, também, que quando existe um membro da família a sofrer de depressão, há uma grande probabilidade que um ou mais membros dessa família possam vir a ser, também, "contagiados".
Estes fatos, por si mesmos, provocam uma leitura depressiva.
Contudo, como é que os Cristãos se arranjam nesta miríade de sofrimentos?
Pode-se pensar que os conceitos Bíblicos de alegria, felicidade e paz - tão freqüentes nos temas principais dos sermões, em dádivas e chamamentos divinos - se fossem aplicados rigorosamente, acabariam, simplesmente, com todas as tristezas.
A vida Cristã é, freqüentemente, salientada como um estado perpétuo de bem-aventurança, onde a oração é a receita para todos os males, física ou mental. É um bonito conceito, mas, infelizmente, os fatos não apóiam esta abordagem. Os Cristãos não são imunes às doenças, nem excluídos das estatísticas depressivas.
CAUSAS DA DEPRESSÃO
-- A situação existencial está entre as principais causas deste mal. É como se vive no trabalho, no lar, na escola.
- O emprego que não oferece recompensa, mas não pode ser deixado porque não há outro em vista.
- Muita tensão de horários e prazos.
- Tensão doméstica, econômica, déficit de sono.
- Pouco exercício físico.
- Problemas pessoais, problemas de criação, problemas na infância, problemas de relacionamento, distância de Deus, a meia-idade (difícil para o homem, ainda mais difícil para a mulher).
- Desapontamentos, enfermidade, depressão após o parto, rejeição, alimentação inadequada, efeito de entorpecentes.
- Perda de emprego, perda de posição, perda de pessoas queridas por morte, divórcio, abandono, etc., etc.
- Outras depressões não têm sentido aparente, porém, na verdade, são provocadas por um desequilíbrio interno, como desordens dos hormônios e dos neurotransmissores, ou glandulares ou hipoglicemia.

A verdade é que a depressão é uma condição da qual Satanás se aproveita para tornar o povo de Deus inútil para a Obra do Mestre, e o Inimigo usa o estado de pressão para levar a sentimentos de culpa, e mesmo o conhecimento da graça e da misericórdia do Pai não parece Ter poder para ajudá-los.

Assim vem a autocondenação. Entende o cristão deprimido que Deus dá perdão, mas não o experimentou ou acha que não foi salvo ou que perdeu a salvação (coisa que a Bíblia não ensina), ou ainda que cometeu o pecado imperdoável (sem saber defini-lo). E o satanás ataca o cristão com o cansaço que deprime, e, assim, vem o sentimento de fraqueza, ansiedade e medo. Medo da morte, medo do amanhã, mede de gente, medo de coisas específicas, e medos maldefinidos também.

A BÍBLIA E A DEPRESSÃO -- A Bíblia não discute a depressão, mas há narrativas e exclamações que deixam transparecê-la. É ocaso do Salmo 69, 88 e do 102. A Palavra de Deus se caracteriza pelo realismo, razão porque não esconde o sofrimento da depressão. (capítulo 3), Moisés (Números 11.10-15), todo o Povo de Israel (Êxodo 6.9), Elias (1Reis 19), Jonas (4.1-3), Jeremias (as Lamentações), Pedro (Mateus 26.75), Jesus no Getsêmani (Mateus 26.37,38).
O Novo Testamento Vivo verte a experiência de Jesus do seguinte modo: "... (Jesus) levou Pedro e os dois filhos de Zebedeu, Tiago e João com Ele, e começou a sentir-se cheio de angústia e tristeza. Então disse-lhes: 'Minha alma está cheia de pavor e tristeza, a ponto de morrer... fiquem aqui... fiquem acordados comigo'".

No entanto, em todos os casos acima o que levaria ao desespero cede lugar à esperança, e repousa na fé inabalável em Deus, e na certeza da vida abundante. É tão somente recorrermos às expressões do Salmo 34.15-17 ou Mateus 5.11,12, João 14.1; Romanos 8.28, e a palavra de Paulo, apóstolo, em Romanos 15.13: "Ora, o Deus de esperança vos encha de todo o gozo e paz na vossa crença, para que abundeis na esperança pelo poder do Espírito Santo".

UM PASSO ALÉM DA DEPRESSÃO
-- Deus não quer que soframos e nos dá ajuda a quem se acha deprimido.
 
1o - A primeira coisa que o crente tem de compreender (podemos chamá-la de primeira etapa ou primeiro passo) é que necessita de Deus porque não pode ajudar-se a si próprio. Um bom lembrete são as palavras do Salmo 23: "O Senhor é o meu pastor... guia-me... tu estás comigo". O de que necessitamos é dependência de Deus. Ele prometeu Sua presença viva e constante conosco:

2o - O segundo passo é o seguinte: se vier a depressão endógena - química ou física, será preciso um tratamento médico, um psiquiatra cristão.  Se a depressão exógena - causa externa – emocional -  busque um profissional da psique, psicólogo, terapeuta familiar, um psicanalista, ou um pastor treinado em aconselhamento. No entanto, como cristão tem algo a nosso favor: é um conhecimento de nós mesmos, e de Deus e de Sua graça.

3o - A terceira coisa é que a depressão deve ser combatida com armas espirituais. Em depressão, não fique só:
** Busque companhia, um amigo, um confidente com quem dividir a carga;
** Trabalhe; a atividade física há de aliviar a tensão;
** Transforme a tristeza em algo criativo; empregue seu tempo;
** Aja com fé; a fé crê que Deus está presente mesmo nas trevas.

4o -  O quarto passo: não fique remoendo injustiças ou fracassos. Peça a Deus que o ajude a esquecer o passado, a perdoar os que pecaram contra você e a se perdoar.

5o -  A quinta etapa é usar a arma do louvor, pois é uma terapia espiritual. Aliás, a sabedoria popular até ensina que "Quem canta seus males espanta". Quando louvamos, adoramos; quando louvamos, oramos; quando louvamos, agradecemos; quando louvamos, pedimos. Louvamos a Deus pelo que Ele é e pelo que fez em Jesus Cristo.

Um exemplo de depressão vencida:
 
É a história do profeta Elias. Por três anos, batalhou vitoriosamente contra os quatrocentos e 50 profetas do “deus Baal”. Recebeu uma ameaça de morte da rainha Jezabel (1Rs 19.2), entrou em depressão (v.4), esqueceu-se do poder de Deus e fugiu cento e cinqüenta quilômetros no deserto. Mas na sua história, há fatores para vencer a depressão:
** Descanso (vv.5-8). Elias descansou, alimentou-se e viajou mais quarenta dias;
** Desabafo (vv. 9,10). Deus lhe disse, "Elias, conte-me o que aconteceu com você", e ele desabafou. Faça o mesmo: conte a Deus, conte a um bom amigo que lhe seja instrumento de Deus; se assim é, volte à atividade! Volte à vida.
REFLITA -- Então nós  Cristãos, não temos que agüentar a mesma dor mental que os não-Cristãos, ou os sentimentos de culpa por desiludirem Deus, pensando mesmo que Deus, de alguma forma, os rejeitou, tem tendência a aumentar o nível de profundidade da depressão. Para melhorar, a abordagem típica do Cristão, muitas vezes, é tentar aumentar o tempo e a intensidade da oração (apesar de a depressão evitar que o consiga) e tentam sair dessa situação, em vez de procurar ajuda profissional, que pode incluir medicação. Pois não é um problema só espiritual.
Existem diversas razões que levam os Cristãos a sofrer de depressão.
1º - Para alguns, tem a ver com seu temperamento e a forma de encarar a vida.
2º - Para outros, pode ser que tenham passado por circunstâncias estressantes ou traumáticas, que ainda estão fazendo os indivíduos sofrerem.
3º - Pelo sistema familiar, é aprendido dentro de casa, com seus pais.
4º -  Ou poderá ser o resultado das dificuldades de adaptação às mudanças da sociedade de hoje - uma das quais promove, drasticamente, o aumento da depressão.
5º - Qualquer que seja a razão para a depressão de um Cristão, uma coisa deve ser clara, não está relacionada só a sua vida espiritual, salvação ou punição divina. A depressão é uma questão da emoção \ psique e não só espiritual. Pois sugerir que o estado mental e espiritual do Cristão seja a mesma coisa, não só leva a pensar que o tratamento adequado tem algo de ímpio, como também não é bíblico. (II Ts 5:22)
** Espírito
** Alma - Vontade \ Emoção\ Mente
** Corpo – nossa parte física
Procurar ajuda adequada não é uma questão de falta de fé.
Poderia alguém sugerir que um Cristão que tenha quebrado a perna foi por falta de fé, por ir ao hospital fazer tratamento? Ou que um Cristão que sofre de pressão alta, diabetes, mostre falta de fé, por tomar remédio? Só porque estamos a tratando a emoção e não de uma perna ou do coração, pâncreas, não é razão para impor a Deus outros pontos de vista sobre a sinceridade Cristã!
Quando uma pessoa sofre de depressão clínica, a química do cérebro muda, pois seu NEUROTRANSMISSOR responsável pelo bem-estar passou a cair nas fendas de transmissão do cérebro, SEROTONINA. Anti-depressivos modernos são extremamente eficientes na correção destas deficiências químicas, com muito poucos ou quase nenhuns efeitos secundários. Contrariamente às muitas falsas idéias que por aí circulam, a medicação anti-depressiva não é aditiva nem cria habituação.
Que fazer, então?
1º - Deve-se descobrir qual a natureza da sua depressão.
2º - Deve buscar ajuda terapêutica, o falar é curador.
3º Deve-se buscar um médico psiquiatra para fazer uso de medicação (antidepressivos). E se necessário juntamente com psicoterapia apropriada, não deve causar sentimentos de culpa ou medo. A vida atira-nos com todos os tipos de dificuldades, incluindo desordens depressivas.
Mesmo os grandes homens da Bíblia, tais como Elias e o Apóstolo Paulo sofreram de depressão. No entanto isso não mudou o amor incondicional de Deus por eles. E porque deveria mudar?  Uma constipação altera a visão de Deus em relação a nós? Então porque deveria a depressão? Obter a ajuda certa para a depressão é uma responsabilidade Cristã. Pois não podemos retirar o nosso 'espírito' da depressão. Todavia, se procurar tratamento apropriado, em breve será capaz de readquirir o que perdeu nos estudos, na adoração - e na oração.
Todos nós somos por meio da mídia (TV, rádio, Imprensa, internet...), bombardeados por informações, fatos, acontecimentos. Somos sensibilizados por acontecimentos que até mesmo nos violentam.  A nossa mentalidade passa a ser formada pelo que é divulgado, entrando vagarosamente em nossa mente e atingindo os nossos sentimentos. De forma acrítica, sem reflexão, as crianças, a juventude e todos nós vamos assimilando os valores dos tempos presentes. Afirmamos nossa fé no Evangelho do Reino, mas nos vemos envolvidos por valores e atitudes que contradizem o que cremos. É fundamental, nesse contexto, ler, refletir, meditar, avaliar, conferir, discutir e partilhar. Paulo nos diz para não nos "conformarmos (acomodarmos) com os valores do presente século, mas permitirmos a Deus a transformação de nossas mentes para que venhamos a experimentar a vontade divina para os nossos dias. Aquela que é a única vontade boa e agradável para o ser humano e a sociedade". (Rm 12.1-2)
Ler é um dos melhores caminhos para a formação de nossas mentes, para o nosso esclarecimento, para o nosso conforto e edificação.

Charles Swindoll comenta sobre a autocomiseração ou vitimização, nos ensina: “A autocomiseração é uma emoção inútil. Ela vai mentir para você. Vai exagerar. Vai levá-lo às lágrimas. Vai cultivar a” mentalidade de vítima “em sua cabeça. E, na pior das hipóteses, vai levá-lo a desejar a morte, exatamente como aconteceu com Elias.
**** Então se analise: - o que você tem sentido muita pena de si mesmo, um estado constante de tristeza, ou é depressão
Busque se analisar:

No lugar do silêncio interior, aonde nunca chega um pensamento, onde não refletimos nem fazemos planos, onde não pensamos sobre os outros nem os condenamos, onde cessamos de parecer-nos importantes, Deus nasce em nós. Pois no silêncio, deixamos tudo para trás. E precisamente aí, quando deixamos para trás nossos pensamentos sobre Deus, Deus se mostra a nós como aquele que está próximo, que nasce em nós. E em Deus eu experimento então meu verdadeiro eu.

Deus me livra de todas as imagens que colocamos na nossa cabeça, nos faz entrar em contato com a imagem primitiva e autêntica que Ele fez de mim. Em Deus me torno inteiramente eu mesmo, livre de toda compulsão por comprovar-me, justificar-me, explicar-me. Em Deus, podemos nos esconder. Aí não temos necessidade de mostrar-me aos outros, não preciso mostrar quem está certa ou errado, pois termso convicção que deus vê nosso coração. 

Alguém chamou a depressão de "inferno particular". Não podemos confundir, depressão com tristeza, pois muitas vezes é normal que de vez em quando nos sintamos em altos e baixos, pois como a solidão faz parte da vida. Todos sofremos o seu impacto vez por outra.

Repetindo a  Tristeza é uma emoção natural decorrente de uma perda ou mesmo de uma decepção.
Ela também pode prover de um fracasso, um luto ou até mesmo de uma mudança de casa ou de trabalho. Ou seja, qualquer situação que desperte em nós o sentimento de não ser amado. As variações da tristeza são: nostalgia, desencorajamento, consternação e desespero. São situações de infortúnio provocadas pela necessidade de submissão a uma situação que não pode ser mudada, aí nos sentimos impotentes diante da adversidade, o único recurso que nos resta é chorar, ficar com o coração apertado. O desejo de "não existir mais" é comum em um momento como este. É preciso destacar, no entanto, que tristeza não é o mesmo que depressão, já que esta última marca o fracasso do luto, enquanto a tristeza é uma etapa que assinala o fim do luto. Observe que a tristeza permite, ao mesmo tempo, que a pessoa progrida em direção à aceitação da realidade, bem como reencontrar-se para que possa reconstruir sua própria identidade.

Porém, a maioria das vezes, ou choramos à menor provocação, aí temos um caso clínico de depressão. Nessa situação quem está deprimido não quer saber de alimentos, de deveres conjugais, ou até de ver outras pessoas. Nada parece dar certo, e até parece que Deus se esqueceu de nós. O deprimido é alguém que se torna abatido, triste, cheio de melancolia, desanimado porque do alto foi empurrado para baixo. Geralmente, as mulheres sofrem mais que os homens.

Lembremos, no entanto, que a depressão de uma pessoa pode parecer totalmente diferente da de outra. Por isso, as reações variam: um pensa em morrer, outro quer viver, outro acha que todos o estão traindo.

As diferenças acontecem porque as pessoas são diferentes:
- uma pessoa histérica vai ficar mais histérica ou hostil,
- um obsessivo mais obcecado, um desconfiado ficará com a confiança incrementada.
A depressão é coisa séria, sendo que outros sintomas são: perda de energia, pessimismo, hipocondria, autocrítica; sentimentos de culpa, de vergonha, de desamparo; sentimento de que não é digno; perda de interessa no trabalho e/ou na vida sexual, tensão, tendência a acidentes, trabalho compulsivo.


Aprendendo a ser RESILIENTE
Diante de tanta competitividade, instabilidade (PROFISSIONAL, FAMILIAR e EMOCIONAL) vivemos uma era de cobrança por resultados, no diversos cenário que estamos inseridos, de nossas casas, nas empresas, nos grupos sociais, e até nos meios religiosos, pois todos acabam sendo ambiente corporativos, onde precisamos manter a todo custo nosso equilíbrio emocional.


Todavia, para enfrentar todas essas adversidades, é preciso desenvolver uma característica que vem sendo dita como uma competência que tem conquistado cada vez nos diversos espaços do meio organizacional até os internos de nosso emocional – resiliência. Hoje terá sucesso quem conseguir resistir e não cair.....

Precisamos aprender a:
1o -  Identificar o problema,
2o - Encarar a situação,
3o - Ter uma iniciativa assertiva de ação proativa,
4o - E manter uma postura confiante para se sobressair em meio às dificuldades,
Estes são alguns dos comportamentos pertinentes a uma pessoa resiliente. Dessa forma, a atitude dele em relação às adversidades é que vai fazer a diferença para o seu sucesso na resolução do problema.



CONCEITO DE RESILIÊNCIA

- Esta palavra ainda nova para os ambientes corporativos originou-se na física, sendo a propriedade que alguns materiais têm de acumular energia, quando submetidos a um esforço e, cessado o esforço, retoma ao seu estado natural, sem sofrer deformações permanentes. Veja o caso de uma vara utilizada no salto de altura: quando o atleta toma impulso para saltar, a vara curva-se, acumula energia, projeta o atleta sobre o obstáculo e depois retorna ao seu estado normal sem deformações.









A psicologia tomou emprestado este termo para definir pessoas que sofrem pressões e adversidades e mesmo assim conseguem manter-se em um estado normal, não se permitindo "quebrar" diante de tantos problemas e desafios do dia moderno.

As pessoas resilientes são aquelas que sofrem crises, enfrentam mudanças ou situações de forte estresse e conseguem "dar a volta por cima", transformando sofrimento em competência.


Agora se lembre de quanta pressão, adversidades, desafios e busca de resultados sofremos no nosso dia a dia no ambiente. Tudo isto aliado as pessoas que convivem conosco, em diversos cenários, seja eles, nas empresas, escolas, igrejas, ou até dentro de casa. Que são autoritárias, insegura, e agem de modo confuso. Muitas pessoas iniciam um processo de quebra, não agüentando tanto estresse.


_____________________


Pesquisa da International Stress Management Association (ISMA), demonstra que 82% dos profissionais brasileiros apresentam ansiedade em vários graus, como: sintomas do emocional ao físico, como:
     96% das pessoas -  com dores musculares,
     78% das pessoas -  com sensação de angústia
     52 % das pessoas - com agressividade,
     32% das pessoas -  com problemas gastrointestinais, de garganta, de artrite, etc..
_____________________


Esses números evidenciam que as pessoas necessitam desenvolver a habilidade da resiliência; isto é, quando sofrer pressões e adversidades, pois elas são inevitáveis, e mesmo assim continuar a dar resultados positivos, ficando em seu estado normal. Então devemos avaliar o nosso perfil e desenvolver tal competência, pois é de grande valia entendê-la, e isto vem de encontro com a emblemática frase de:


 Kelly Young "o problema não é o problema, o problema é a atitude em relação ao problema".

_____________________

As pessoas resilientes tem consciência de que sua vida será uma seqüência de altos e baixos, uma verdadeira montanha russa onde existirão momentos de sucesso e êxtase, mas haverá momentos difíceis onde as dificuldades apareceram; tudo isto, tanto na vida profissional quanto na vida pessoal.

O que difere uma pessoa resiliente dos não resilientes são as atitudes em relação aos problemas, a atitude em relação aos vales da montanha russa. A principal característica desta pessoas é sua ação assertiva. Ele não foca no problema, e sim na solução dele.

Pessoas sem esta competência, ou seja, os REATIVOS,  tendem a ficar com raiva da adversidade, impedindo enxergar as possíveis soluções e outras pessoas tendem a entrar na tristeza ou no medo, sentimentos que paralisa a ação.

A pessoa resiliente não permite entrar nestes sentimentos e com isto toma decisões e parte para a ação.

Hoje é de suma importância ser resiliente, pois a palavra de ordem é resultado e na maioria dos casos resultado é fazer "mais com menos". Então precisamos ser polivalente, seja em:
                                                                                                                     

- Nas nossas casas, 
                                                                                                                   

- Nas empresas, 
                                                                                                                  

- Nas escolas, 
                                                                                                                   

- Nas igrejas,
                                                                                                                    

- Em outros lugares que estão inseridos 
                                                                                                                    

-  Nos lugares que participando ativamente.... 
                                                                                                                    

- Nós locais que existem metas estabelecidas

Além é lógico das pressões externas, à crise global que estamos vivendo; é muita pressão e adversidade junta e a pessoas tem que se manter inteiro, continuando a dar resultados positivos.


É preciso desenvolver alguns recursos que nos auxilie ao desenvolvimento da resiliência, devemos buscar o autoconhecimento, saber realmente quem somos nós, conhecer nossos PONTOS FRACOS e aprimorá-los, e conhecer os PONTOS FORTES, e superá-los, mas precisamos tirar todas as defesas e máscaras que nos impede de alcançarmos o crescimento emocional, sendo pessoas resilientes para que nos diversos ambientes deixemos de sofre devido nossas reações impulsivas.
_____________________
Desde 1995, Daniel Golleman - autor do livro Inteligência emocional, vem inserindo este conceito, ele explica que existe algo NEUROLÓGICO para esse comportamento agressivo, mediante situações desagradáveis. O cérebro humano foi formado de baixo para cima, isto é, as primeiras estruturas do cérebro iniciam na parte de baixo e com a evolução outras ramificações foram formadas até chegar ao topo da cabeça.

Desde os homens das cavernas tinham apenas a parte inferior formada e nela há uma estrutura pequena chamada amídala, onde ficam armazenadas nossas emoções boas e ruins. Assim que nossos antepassados ouviam ou viam algo, esta informação era enviada à amídala que determinava a reação dele. Ou seja, se aparece um animal, a amídala dava a ordem: "Fuja" ou "Ataque-o"; a amídala dava uma ordem emocional, por impulso, sem questionar muito a situação.

Já o homem atual, ou contemporâneodepois anos 50. O problema é que a informação chega primeiro ao cérebro e apenas depois chega ao Sistema Límbico. Portanto, se o que está acontecendo no ambiente externo é muito intenso, ao cérebro (amídala)  pode dar o comando de "Fuja" ou "Ataque" antes que o Sistema Límbico (neocortex),  diga "calma, vamos montar um plano de ação para resolver este problema mais assertivamente".


_____________________


ENTÃO APRENDA:

Então as pessoas resilientes  conseguem desativar suas reações impulsivas, deixando de ser REATIVAS, pois aprendem a deixar de somatizar, pois sabem enfrentar suas questões emocionais (EMOÇÃO = PSIQUE) e não  SOMATIZAM  (SOMA = CORPO).  


As pessoas que não conseguem agir de forma madura, algumas vezes vão ter os sintomas originados de sua psique /  emoção / mente, pois  irá se instalar no seu corpo (soma) as doenças psicossomáticas.


Então precisamos APRENDER a resolver  nossas questões emocionais, ou  a qualquer momento, nosso corpo  vai ter que parar,  será uma PARADA FORÇADA, vinda através do sintoma físico (ou doença).

Exemplos de algumas doenças de fundo emocional, ou seja, as doenças PSICOSSOMÁTICAS:

-  Uma constante dor de cabeça (para não pensar em alguma questão), que são as cefaléias.
- Enxaquecas intermináveis,
- Dores na garganta,
- Constantes gripes, algumas renites, sinusites, gargantas sempre inflamadas,
- Asma, alergia, bronquite
- Problemas estomacais ----- gastrites, úlceras, dores de estomago,
- Problemas intestinais --- colites ulcerativas, prisão de ventre (são os "enfezados" - para não sentir a raiva,  desenvolvem prisão de ventre),
- Transtornos cardiovasculares (problemas de pressão alta ou baixa) ,
- Transtornos digestivos,
- Síndrome pré-mestrual,
- Transtorno de pele,
- Transtornos sexuais,
- Transtornos de alimentação
- Debilidade do sistema imune (lupus)
- Dependência por alguns remédios,
etc.....   

Fazendo de nós pessoas mais fragilizado emocionalmente e "abalado". Neste momento, instala-se os primeiros sintomas somáticos que "disfarçados" em forma de doenças, ditas psicossomáticas (seja elas desde uma simples dor de cabeça, uma gripe, a  herpes, até as mais sérias como o câncer, AVC etc...).

Busque descobrir, o que este sintoma ou doença quer lhe "dizer", pense nestas questões:
_____________________


1 - O que está DOENÇA ou este  sintoma te impede?
2 - O que está DOENÇA ou este sintoma te obriga?
3 - O que aconteceu com você anos, meses ou dias antes destá DOENÇA ou do sintoma aparecer?
4 -  O que você gostaria de estar fazendo, agindo ou até deixando de fazer e não consegue devido a está DOENÇA ou sintoma ?
5 -  Existem alguma pessoas ou situações, que você gostaria de desabafar e não consegue?
6 - Com o que sua DOENÇA ou este sintoma parece?
_____________________


Mas você deve estar pensando, e como vou resolver minhas dificuldades, como aprender a ser uma pessoa resiliente , se existem as pessoas próximas (marido, esposa, filhos, pais, irmãos) ou as de longe (amigos, chefes, conhecidos) que me tiram do sério....
A simples reflexão ou a consciência de querer ser uma pessoa resilientes, aliada a muito trabalho de autoconhecimento - assertivo, já é suficiente para passar por esta fase. É preciso aprender a valorizar soluções, minimizando problemas, assumido uma postura de ação....

Nossa missão é de desenvolver a resiliência nos diversos ambientes que estamos inseridos, sejam eles familiares , nas Igrejas, e até nas Empresas, pois precisamos aprender a proporcionar o desenvolvimento desta habilidade nas pessoas ao nosso redor. Precisamos introduzir o NOVO conceito de sermos pessoas resilientes, pois assim  tornaremos o conjunto PROATIVO....

A todo momento temos medo, tristeza e raiva, gerando paralisações nas tomadas de decisões ou atitudes impeditivas que nos arrependemos depois. Exemplos de algumas situações que geram estresses: 
    -   PESSOAL          
    -   FAMILIAR          
    -   PROFISSIONAL
    -   ESPIRITUAL     

Precisamos ter consciência de que dificuldades fazem parte da vida e é preciso conviver com elas; compreender a natureza humana e buscar o contato com seu Eu; persistir lutando para superar as adversidades; encarar o problema, tomar as decisões necessárias e investir energia para solucioná-lo, e por fim, entender que as dificuldades da vida nos tiram da zona de conforto e proporcionam crescimento. Precisamos ter consciência dos nossos comportamentos limitantes.

_____________________________________________________________________________________

Precisamos saber como anda meu comportamento, se sou uma pessoa em reativas, submissas e proativos.
_____________________________________________________________________________________

1º - Peça o FEEDBACK /  ou  OPNIÃO / RETROALIMENTAÇÃO
É um termo inglês, introduzido nas relações vivenciais para definir um processo muito importante na vida do grupo -  realimentação ou mecanismo de revisão.

Ou seja, é opinião que as pessoas têm a respeito de nós, isto contribui para o aperfeiçoamento comportamental. Então precisamos pedir retorno sobre nossas atitudes comportamentais, portanto, nada mais justo do que buscarmos o conhecimento de quem realmente somos nós para sermos mais resilientes.

2º - Busca pelo AUTOCONHECIMENTO

-- A condição e iniciar um caminho que gere um profundo incômodo que nos conduz a um questionamento sobre nós mesmos. E isto só ocorre quando sentimos a real necessidade de nos conhecermos, quando algo profundamente positivo ou negativo atinge nossa vida causando esse incomodo, que pode vir de várias direções.

-- Precisamos ter coragem para buscar as respostas ao nosso questionamento existencial. Aprender a suportar de maneira vencedora as respostas que vamos encontrar sobre nós mesmos, com respeito à vida, valores, bem como, às falsas expectativas que alimentamos quanto às outras pessoas. Quando iniciamos a jornada de autoconhecimento, uma coisa deve ficar bem clara: vamos desfazer a imagem poética que temos de nós mesmos e do mundo.

-- Sinceridade e franqueza para analisar nossas descobertas sem precisar voltar a encobri-las. Na medida em que vamos retirando as camadas da “maquiagem protetora” que fomos aplicando sobre nossa verdadeira face para tentar protegê-la dos perigos da exposição, sobretudo das nossas fraquezas e carências, começamos a nos sentir desprotegidos. É muito comum nesse momento tentarmos rapidamente refazer a maquiagem, se possível um pouco mais intensa, para disfarçar o fato de não estarmos prontos e sequer resolvidos como pessoas e profissionais.

-- Humildade para buscar alternativas qualitativamente superiores para nossa vida. Nesse momento, temos que exercitar a verdadeira humildade, a grandeza de ser pequeno e, conscientes da nossa “pequenez”, buscar, verdadeiramente.

-- Utilizar os frutos de nossas descobertas na reorientação de nossos valores e atitudes. Pequenez aqui não significa que olhamos para nós mesmos como seres pequenos no sentido pejorativo, mas sim no sentido relativo. Somos pequenos comparados ao que podemos vir a ser. Estamos olhando para a nossa infinita potencialidade em contraste com a pequena parte dela que já conseguimos realizar. É preciso humildade para seguir, porque percebemos que muitas coisas precisam mudar e para isso será preciso abandonar idéias e atitudes que vínhamos mantendo por muito tempo. Precisamos abandonar a postura de infalibilidade e falsa certeza que muitas vezes caracterizaram nosso comportamento anterior.

___________________________________________________________________________________________


Dicas para buscar o AUTOCONHECIMENTO

1 . Ouça atentamente as críticas que recebe.

Se elas ocorrem com freqüência, vindas de pessoas diferentes, isso poderá ser um sinal de que você precisa conhecer melhor a si mesmo e sua forma de se relacionar com o mundo e as outras pessoas. Mesmo que a crítica venha de uma só pessoa, ouça-a atentamente e reflita sobre ela. Esta pessoa pode ter sido a única com coragem de lhe dizer o que precisa ser dito ou pode ter percebido algo sutil, que a maioria das pessoas não perceberam. Desconsiderar uma crítica porque só aconteceu uma vez é o mesmo que ignorar um diamante no meio da mina de carvão só porque não é o tipo de pedra que aparece com mais freqüência.

2 . Tenha a coragem de fazer perguntas sobre si mesmo, tanto num diálogo interior, quanto com outras pessoas.

Questione-se de maneira saudável, não neurótica. Mas como saber se você está fazendo isso de maneira saudável? Verifique se o questionamento lhe causa a sensação de avanço, progresso e satisfação. Caso não seja assim, procure realizá-lo com a ajuda de alguém de confiança, mais maduro emocional, intelectual e espiritualmente que você.

3 . Procure as causas profundas das coisas que lhe ferem e das que lhe dão prazer.

Normalmente paramos no nível das sensações: “Isso me dá prazer e ponto. Isso me machuca e ponto.”
O mais importante é sabermos porque causa prazer e porque fere. O prazer não é sempre bom nem o ferimento sempre ruim. Depende para onde eles nos conduzem. Algo que nos machuca profundamente pode ser a chave de compartimentos desconhecidos, mas vitais na nossa morada psicológica/espiritual.
Quando compreendemos as causas de nossas dores emocionais, freqüentemente elas desaparecem.
São como os sonhos repetitivos que só deixam de acontecer depois que os interpretamos corretamente.


4 . Cultive a busca da sabedoria através da leitura de autores relevantes de diversas áreas do conhecimento.

Desenvolva uma forma plural de olhar a vida, busque novas dimensões, novas abordagens. Procure conhecer pessoas com qualidades morais e intelectuais e aproveite sua saudável companhia. Faça o mesmo com pessoas mais simples e menos experientes que você e, perceba, ainda assim, o quanto elas tem a lhe ensinar.

5 . Dedique-se a atividades que toquem a sua sensibilidade:

perdas financeiras (dívidas)
perdas emocionais (estudos dos filhos, separações, traiçòes)  
perdas físicas (doenças, mortes, separações)  
-  perdas profissionais (emprego insatisfeitos na profissãoos empregos, desempregos), e outras...   
 As pessoas resilientes  fazem aquele famoso "contar até dez", para que a informação chegue ao neocortex e seja processada racionalmente, não permitindo assim cometer excessos que fatalmente serão catastróficos para uma solução eficaz. Segundo Eistein "um problema não pode ser resolvido no mesmo estado emocional que ele foi criado ou descoberto".

Por exemplo, as pessoas reativas – tem MUITA dificuldades em ter um comportamento resilientes –(ex. quando estas pessoas começam a contestar, este comportamento agressivo já demonstra por si só que a pessoa é reativa, mas ela não percebe, ela nega este comportamento e com esta negação não há o processo de desenvolvimento para uma pessoa proativa).

Uma frase de um autor desconhecido diz "Deus nos fez de um modo que não vemos nossas costas, aos outros está reservado vê-las, portanto leve em consideração o que eles vêem". As outras pessoas vêem os nossos 90%.

As pessoas resilientes  tem uma habilidade e, como tal, pode ser aprendida e desenvolvida por qualquer um de nós. Através da consciência de comportamentos limitantes existentes em cada ser humano é possível passar por um processo de transformação e incorporar a resiliência na nossa vida profissional e pessoal.

Pois os comportamentos são repetitivos, quando não temos resiliência, ela será requerida desde o  trabalho até sua vida pessoal; logo, um processo de transformação no trabalho traz benefícios para a vida pessoal também, pois o ser humano é integral.

As pessoas resilientes  tem suas atitudes ligadas aos comportamentos, e estes se melhoraram através da conscientização de atitudes limitantes.

- ouça música, - cante, - escreva, - vá ao teatro,
- participe de palestras, -  workshops, - cursos,
- treinamentos.


6 . Expresse suas emoções e idéias.


Faça isso não somente em sua área de formação, interesse e profissão. Procure fazer algo completamente fora do seu dia-a-dia. Se você é da área de exatas, vá fazer um curso de comunicação, se é da área de RH, aproveite para fazer um curso de matemática financeira e planilhas eletrônicas. Saia do seu universo de referência!


7 . Não se feche em nenhum dogma ou preconceito.
Procure ouvir a verdade dos outros, pois elas lhe ajudarão a checar suas próprias verdades. Se você é de direita, leia e informe-se profundamente sobre os pensamentos da esquerda. Se for de esquerda faça o contrário. Seja qual for sua religião, antes de criticar as demais, procure conhecê-las mais a fundo, leia sobre elas, converse com pessoas de pensamento religioso diferente do seu. Não saia somente com as pessoas do seu departamento de trabalho, inclua-se em outros grupos. Não busque afinidades o tempo todo, busque envolver-se com as diferenças. Se você é homem exercite pensar como mulher, se é mulher exercite pensar como homem.


8 . Desenvolva o amor e o respeito pelas PESSOAS que são diferentes, isto dá-se através do autoconhecimento, pois assim chegamos a um estado de MATURIDADE:


1. Compreendemos que sucesso, prosperidade e felicidade são conseqüências, prêmios pelo esforço e pela atitude sincera e verdadeira de caminhar.


2. Passamos a considerar a crítica uma especial contribuição oferecida a nós para reavaliarmos nossas idéias, conceitos, valores e comportamentos.


3. Compreendemos e agimos sobre nossas atitudes de defesa, que devem ceder lugar à busca pela integração do nosso ser, por meio de atitudes humildes e sinceras diante de nós mesmos, da vida, das pessoas e acontecimentos que a compõem, discernindo que a mudança é a tônica da vida e que existem perdas necessárias.


4. Aprendemos a recontextualizar as situações da vida e a assimilar a dimensão ampliada das múltiplas possibilidades e oportunidades que a existência nos oferece.

___________________________________________________________________________________________


Existem várias formas de PEDIR AJUDA em sua revisão comportamental:

Portanto, buscar o equilíbrio emocional para estes momentos é fundamental para o sucesso como um todo, seja na minha vida
___________________________________________________________________________________________

 
De acordo com Sigmund Freud, pai da PISCANÁLISE, uma ciência que estuda os seres huumanos,  em média, consegue observar e controlar apenas 20% do seu comportamento, sendo que 80% está submerso no INCONSCIENTE, igual quando você se olha um ICEBERG, onde somos impossibilitando de visualizar vários pontos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário